sexta-feira, 31 de agosto de 2012

UNIDADE 3 - ATIV.3.1 - ANÁLISE DA ENTREVISTA DO PROFESSOR LUCAS CIAVATTA

Após ter lido a entrevista do professor Lucas Ciavatta e assistido ao vídeo no youtube "Saltos no tempo", onde ele fala sobre como se inspirou e a forma que achou para conduzir e colocar em prática as suas ideias;achei muito interessante a obra musical sincronizada e vejo que de fato os suportes pedagógicos utilizados por ele para produzir esta obra são também os mesmos necessários numa sala de aula, pois, o trabalho colaborativo, a disciplina, a criatividade, a seriedade, a autoconfiança e o querer fazer são componentes essenciais para a realização de qualquer trabalho onde cada indivíduo é importante para o sucesso do grupo.
Relacionando todo este processo com a minha experiência pedagógica no ensino/aprendizagem de alunos com deficiência intelectual e múltipla, concluo que este modelo de aprendizagem colaborativa que o professor Lucas usou na sua obra musical (onde os alunos se interagem permitindo diálogos, ainda que cada um segue trajetos diferentes para um só resultado), também pode ser utilizado para conduzir uma aula como por exemplo uma produção de texto coletivo no computador, onde cada aluno irá contribuir com o que sabe fazer (Alguns gostam de relatar, outros desenhar, outros digitar...),  respeitando seus limites e capacidades para a contribuição e enriquecimento do texto.
Percebe-se ainda,  na fala e obra do professor Lucas, muito esforço dos alunos para aprender, adquirir autoconfiança e vencer os desafios. Assim como estes, os alunos com deficiência intelectual e múltipla também se esforçam muito para aprender e vencer todos os grandes desafios e obstáculos diante da aprendizagem para a vida.E ainda, também como o professor, na nossa profissão como educador especial, devemos experimentar vários caminhos até acharmos um satisfatório e certamente acreditarmos naquilo que fazemos.

Valdalúcia Teixeira dos Reis  setembro/2012

Um comentário:

  1. Valdalúcia, observações interessantes!
    Cada aluno tem um ritmo próprio de aprendizado. E é necessário buscarmos metodologias diferenciadas, principalmente se tratando de alunos especiais.

    ResponderExcluir