sexta-feira, 15 de junho de 2012

Atividade 2.2 Experiência de Navegar Livremente


unidade_2_percepcoes_ao_navegar_por_hipertextos_valdatr
NAVEGANDO EM BUSCA DO CONCEITO DE HIPERTEXTO
Navegando na página da Wikipédia observei que em um determinado texto pode-se encontrar um vasto campo de informações conectadas através de links que vão se expandido cada vez mais. Percebe-se que as informações variam de acordo com o interesse do leitor que às vezes se perde do assunto do texto principal partindo para outras informações que também julga interessante.
Estando num ambiente de hipertexto o leitor tem a chance de conhecer coisas inesperadas, mas também, por ser uma leitura de um texto embutido em outro texto e outro e outro..., muitas vezes o leitor se perde, não sabendo voltar ou encontrar um determinado assunto que julgou interessante. Fiz uma pesquisa sobre deficiências, consigo me lembrar apenas de três links ligados ao texto principal, pois havia outros textos instigadores que me levaram a outros e outros. Quando a intenção for fazer uma pesquisa acho que o leitor deve limitar-se a links ligados somente ao texto principal, para não correr o risco de navegar em outros assuntos distantes. Mas se for apenas navegar, pode-se através do hipertexto ficar conhecedor de inúmeras informações.
Sou uma usuária que não conhecia essa nomenclatura “hipertexto”. Por isso achei essa experiência de navegação inovadora, aprendendo sobre hipertexto por meio de um hipertexto. E o mais importante: sempre naveguei num hipertexto sem mesmo saber que era um hipertexto.
Fazendo esta pesquisa com a intenção de aprender sobre hipertexto, percebi que o leitor/usuário com o mínimo de esforço pode criar o seu próprio trajeto de leitura sem se perder no meio delas, anotando e anexando as informações de interesse.

VALDALÚCIA TEIXEIRA DOS REIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário