unidade_2_percepcoes_ao_navegar_por_hipertextos_valdatr
NAVEGANDO EM BUSCA DO CONCEITO
DE HIPERTEXTO
Navegando na página da Wikipédia observei que
em um determinado texto pode-se encontrar um vasto campo de informações
conectadas através de links que vão se expandido cada vez mais. Percebe-se que
as informações variam de acordo com o interesse do leitor que às vezes se perde
do assunto do texto principal partindo para outras informações que também julga
interessante.
Estando num ambiente de hipertexto o leitor
tem a chance de conhecer coisas inesperadas, mas também, por ser uma leitura de
um texto embutido em outro texto e outro e outro..., muitas vezes o leitor se
perde, não sabendo voltar ou encontrar um determinado assunto que julgou
interessante. Fiz uma pesquisa sobre deficiências, consigo me lembrar apenas de
três links ligados ao texto principal, pois havia outros textos instigadores
que me levaram a outros e outros. Quando a intenção for fazer uma pesquisa acho
que o leitor deve limitar-se a links ligados somente ao texto principal, para
não correr o risco de navegar em outros assuntos distantes. Mas se for apenas
navegar, pode-se através do hipertexto ficar conhecedor de inúmeras
informações.
Sou uma usuária que não conhecia essa nomenclatura
“hipertexto”. Por isso achei essa experiência de navegação inovadora,
aprendendo sobre hipertexto por meio de um hipertexto. E o mais importante:
sempre naveguei num hipertexto sem mesmo saber que era um hipertexto.
Fazendo esta pesquisa com a intenção de
aprender sobre hipertexto, percebi que o leitor/usuário com o mínimo de esforço
pode criar o seu próprio trajeto de leitura sem se perder no meio delas,
anotando e anexando as informações de interesse.
VALDALÚCIA TEIXEIRA DOS REIS
Nenhum comentário:
Postar um comentário