sexta-feira, 15 de junho de 2012

Atividade 1.7 TRABALHO POR PROJETO


Ativ7_valdatr

ATIVIDADE 1.7 - TRABALHO POR PROJETO
Pesquisa envolvendo uma experiência de trabalho por projeto realizada no contexto da Escola José Alves de Assis (APAE).
FORMAÇÃO PARA O TRABALHO (APRENDENDO A FAZER MINI-PIZZA)
CONTEÚDOS CURRICULARES ENVOLVIDOS: Linguagem oral, leitura através da lectro-imagem (símbolos/desenhos), medidas, pesos, quantidades, higiene no trabalho, higiene pessoal, segurança no trabalho(técnicas de segurança), organização das tarefas diárias, conservação e armazenamento do alimento, compra da matéria prima, separação dos produtos perecíveis e não perecíveis, organização dos produtos e utensílios utilizados, compromisso e responsabilidade, trabalho em grupo, autodisciplina, venda do produto final.
NÚMERO DE ALUNOS E PROFESSORES PARTICIPANTES:
12 alunos (acima de 16 anos e que demonstram habilidade e interesse), 2 professores.
TECNOLOGIAS E MÍDIAS UTILIZADAS:
Balança, máquina para abrir massa, microondas, forno elétrico, batedeira, liquidificador, freezer, geladeira, máquina fotográfica digital, calculadora.
DURAÇÃO: 1 ano
ATITUDES DOS ALUNOS:
ANTES: Alunos inseguros com baixa auto estima, com pensamentos de inferioridade.
DEPOIS: Observou-se alunos mais seguros, acreditando neles mesmos e sem medo de desafiar e manusear as tecnologias necessárias para a produção da mini pizza. Desenvolveram cada vez mais suas habilidades, sentindo-se produtivos e autônomos  diante dos desafios da aprendizagem e do descrédito de suas famílias (muitos pais não deixavam os filhos manusearem aparelhos eletrônicos e nem eletrodomésticos).

ANÁLISE:
 Durante todo o processo de ensino aprendizagem os professores fazem as observações e avaliações necessárias para o bom desempenho de cada aluno (compromisso, habilidades, interesse), objetivando direcioná-los ou não à qualificação e inclusão no mercado de trabalho.
Confirma-se então, que a realização de todo o processo de formação para o trabalho culmina em um aprendizado global das habilidades necessárias para tal, facilitando a sua vida e daqueles que estão à sua volta.
ALUNO: VALDALÚCIA TEIXEIRA DOS REIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário