UNIDADE 3- ATIVIDADE 3.6 PROJETO USANDO MÍDIAS DIGITAIS
INTERAÇÃO SOCIAL DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA MEDIADA PELAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ATENDIMENTO INDIVIDUAL - SOFTWARES EDUCACIONAIS)
1-APRESENTAÇÃO Este projeto se refere ao trabalho individualizado que será realizado no decorrer do ano, com alunos com deficiência intelectual e múltipla no Laboratório de Informática Aplicada à Educação Especial da APAE de Ipatinga. E pretende desenvolver reflexões sobre a importância da utilização de softwares educacionais no processo educativo dos mesmos, e sobre os aspectos pelos quais são perceptíveis as mudanças em seus comportamentos com a inserção da informática no processo ensino e aprendizagem.
2-JUSTIFICATIVA O computador desperta o interesse dos alunos com deficiência intelectual e múltipla. O objetivo é fazer um trabalho individualizado, pois permite maior retenção do conhecimento. Portanto, devemos usar este recurso (0 computador) como mais uma importante ferramenta de ensino e aprendizagem. Dando ênfase em softwares educacionais, músicas, vídeos e imagens divertidas, observando é claro, o interesse que cada aluno irá demonstrar no decorrer dos atendimentos.A oportunidade de diferentes formas de interação, reações e contexto também são largamente favorecidos neste projeto.
3-OBJETIVOS
-Proporcionar o uso do computador enquanto ferramenta para recurso áudio-visual e motor de comunicação;
-Utilizar softwares educacionais como apoio ao ensino e aprendizagem de habilidades sociais e emocionais;
-Promover a interação social em ambiente digital de acordo com o interesse de cada aluno;
-Promover a autonomia, auto-estima, respeito.
4-DESENVOLVIMENTO
O Professor deverá organizar um ambiente tranqüilo, onde serão realizados atendimentos individuais numa rotina diária bem estruturada e não extensa.Utilizando o computador como meio de comunicação, dar ênfase em softwares educacionais,músicas, vídeos e imagens divertidas. O professor deverá providenciar além dos softwares, outras atividades como por exemplo colocar imagens em slides no programa Power Point. Iniciar executando as atividades e os comandos do computador de forma assistida. Depois começar colocando o dedo dele, para que ele mesmo possa passar as imagens e ter a noção de como funciona.E proporcionar cada vez mais a interação com o computador, permitindo a acessibilidade ao mesmo. Todo o processo de atendimento acontecerá de forma assistida, isto é, o professor mediando a aprendizagem e dando ajuda física, verbal, gestual, com demonstração e/ou até executando os comandos para que ele apenas olhe para a tela na tentativa de uma maior interação com o meio. Permita que o aluno explore os softwares, instigando sua curiosidade para que um dia ele execute todos ou alguns dos comandos necessários para satisfazer seus desejos. Felicidade, prazer e interesses espontâneos, aliados ao acolhimento do professor, são chaves para a inclusão dos mesmos, que como todo ser humano, precisam de afeto, compreensão e paciência, e um ensino adaptado aos seus interesses e necessidades.
5-RECURSOS Computador, softwares educacionais, CDs, DVDs, Slides
6-AVALIAÇÃO
Para muitos, estimular um aluno usando softwares educacionais, pode parecer muito pouco ou até muito simples ou fácil. Mas , para alunos com deficiência intelectual e múltipla, que ainda não conseguem executar nenhum comando funcional no computador e para seus professores, isto é muito significante, pois é uma forma real e concreta de estabelecer comunicação e interação com o meio. Serão realizadas observações diárias para possíveis adequações nas atividades propostas, de acordo com o desenvolvimento de cada aluno.
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