sexta-feira, 19 de outubro de 2012

UNIDADE 4- ATIVIDADE 4.6- PLANO DE AULA DA ATIV4.5 REELABORADO

Ativ4_6valdatr
PLANO DE AULA DA ATIV4.5 REELABORADO
Reelaborei o plano adaptando-o às necessidades dos alunos com deficiência intelectual e múltipla da Escola José Alves de Assis (APAE/Ipatinga).
CONHECENDO MEU NOME
Estrutura curricular
Modalidade/nível de ensino: Educação infantil, ensino fundamental inicial e EJA
Componentes curriculares: Linguagem oral e escrita, matemática, artes, história
Dados da aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Identificar seu nome;
- Reconhecer as letras do seu nome;
- Fazer cópia do seu nome;
- Conhecer a história do seu nome;
- Aproximar-se da linguagem escrita por meio do seu nome.
Duração das atividades
Aulas semanais no decorrer do ano letivo.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Ao iniciar as atividades do plano, fazer uma sondagem para verificar os conhecimentos da turma.
Estratégias e recursos da aula
Atividade 1: Confeccionar juntamente com os alunos material de identificação (crachá e fichas, se possível com fotos) para usar no dia da aula de nomes. Professor apresenta alguns modelos para os alunos, facilitando a escolha das formas e cores dos mesmos.
Atividade 2: Utilizando o espaço da sala de aula, propor brincadeiras lúdicas que envolva falar e visualizar os nomes: através de músicas e jogos. Ainda neste espaço, viabilizar uma conversa onde os alunos possam instigar a curiosidade sobre a origem dos seus nomes. Professor deverá providenciar um material de pesquisa do nome para ser realizada juntamente com os familiares.
Atividade 3: Aula no laboratório de informática. Elaborar juntamente com o professor do laboratório, atividades utilizando softwares educacionais. Propor aulas semanais com diferentes atividades envolvendo o nome:Usar o programa Microsoft Word para fazer cópia da ficha e contar quantas letras tem o seu nome; no paint fazer preenchimentos, contornos e desenhos das letras do nome utilizando as cores desejadas... ( alguns alunos precisam de ajuda física, verbal e atendimento individualizado para executar os comandos do computador e/ou as atividades propostas). A cada semana propor atividades novas para incentivar o contínuo interesse e fascínio pela aprendizagem.
Atividade 4: Possibilitar atividades extra sala onde os alunos poderão realizar atividades psicomotoras envolvendo nomes.
Atividade 5: Providenciar um caderno para registros. Colocar todas as atividades relacionadas com a aprendizagem do nome: Pesquisa realizada com os familiares, fotos, letras de recorte de revistas, desenhos das letras etc.
Avaliação
A avaliação será feita no decorrer do processo ensino e aprendizagem, objetivando o acompanhamento e adequações de conhecimentos individuais e do grupo.
Valdalúcia 10/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário