sexta-feira, 19 de outubro de 2012

UNIDADE 4- ATIVIDADE 4.5- PLANO DE AULA CONFORME ROTEIRO DISPONÍVEL NO PORTAL DO PROFESSOR

UNIDADE 4- ATIVIDADE 4.5- PLANO DE AULA CONFORME ROTEIRO DISPONÍVEL NO PORTAL DO PROFESSOR (plano do portal) CONHECENDO MEU NOME: RECONHECIMENTO E PERCEPÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS

Estrutura Curricular

Modalidade/nível de ensino: Educação infantil
Componente curricular: Linguagem oral e escrita

Dados da aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula</i>
- Reconhecer ou pelo menos familiarizar-se com a escrita do próprio nome;
- Reconhecer sensações que auxiliem na linguagem escrita;
- Identificar letras do próprio nome;
-Aproximar-se da linguagem escrita por meio do próprio nome.
Duração das atividades

4 horas aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidades de conhecimentos prévios, porém as atividades sugeridas nessa aula visam atender a todas as crianças do grupo, mas principalmente uma criança com necessidades educacionais especiais, integrada em um grupo de ensino regular. Portanto, é importante repetir cada atividade pelo menos duas vezes a fim de que a criança que apresenta as necessidades diferenciadas tenha a possibilidade de compreender as brincadeiras e atividades propostas.
Estratégias e recursos da aula

Atividade número 1: Para iniciar as atividades proponha brincadeiras em que as crianças precisem dizer o próprio nome para os colegas. Algumas sugestões são: A música do pão em que as crianças cantam e batem palmas dizendo o nome do colega: “Arthur comeu pão na casa do João, o Arthur comeu pão na casa do João! Foi você Arthur?” O Arthur responde dizendo que “não foi ele”, a turma então continua cantando “não? Então quem foi?” Em resposta a esta pergunta a criança diz o nome de outro colega e a música continua substituindo o nome da criança pelo colega que ele escolheu. Assim por diante até que todos os nomes tenham sido cantados. Caso a turma seja muito grande, pode-se dividir em dois grupos, no início da aula contempla-se um grupo e no final do horário o restante. Outra sugestão de música é: “Olá Fernando, boa tarde Fernando! Que bom que você veio, gosto muito de você!” Cantar para todas as crianças.Outras músicas e brincadeiras podem ser encontradas no livro: YOGI, Chizuko. Aprendendo e brincando com músicas e jogos, Belo Horizonte: Fapi, 2003. Atividade número 2: Leve para a sala, fichas escritas com os nomes das crianças. Seria interessante que todas as fichas tivessem o nome da criança, no entanto caso não seja possível colocar em todas, coloque foto pelo menos na ficha da criança que apresenta necessidades educacionais especiais, assim ela poderá familiarizar-se com mais facilidade com o próprio nome. Tenha sempre o hábito de mostrá-la no espelho dizendo o nome dela. Deixe que cada um explore sua ficha. Coloque as fichas espalhadas no meio da roda e peça que cada um pegue a sua. Depois que todos conseguirem identificar sua ficha proponha brincadeiras utilizando as fichas. Brincadeiras com músicas em que as crianças deverão sentar-se na cadeira que estiver com seu nome assim que a música parar. Pode-se variar a brincadeira pedindo que se sentem na cadeira em que a letra inicial é a mesma sua. Pode-se ainda fazer outros tipos de brincadeiras que envolvam o nome e sua escrita.
Atividade número 3: Leve as crianças ao parque da escola e proponha que escrevam o próprio nome no chão com giz. Pode-se usar as fichas ou trabalhar a escrita de forma livre. No caso da criança com necessidades especiais é importante recorrer à ficha a cada letra a ser escrita.
Atividade número 4: Continuando o trabalho com o nome, leve para a sala uma forma ou outro tipo de vasilha rasa com areia e peça que as crianças, uma a uma, façam a escrita de seu nome na areia usando o dedinho indicador. No caso dessa aula, fizemos essa atividade no parquinho de areia, uma vez que temos essa possibilidade pois temos esse espaço na escola.
Atividade número 5: Construa com as crianças um registro do próprio nome com massinha de modelar. Faça nas costas de cada criança as letras que formam o nome dela para que possa sentir essa escrita e não apenas ver.Outra possibilidade é escrever o nome de cada uma no chão no pátio com giz para que possam caminhar sobre ele.Só depois de explorar bastante a escrita do nome em diversas possibilidades, passe para a tentativa de registro escrito sempre relacionando a escrita com a necessidade em se fazê-la.Para conversar com as crianças:”É importante escrever o próprio nome, pois ele identifica sua tarefa, diferencia você das demais crianças, torna você único e especial”.
Avaliação</i> Para avaliar é importante levantar alguns questionamentos e utilizar as possíveis respostas para a construção de um relatório sobre esse trabalho. A criança familiarizou-se com a escrita do próprio nome? Houve compreensão e participação da criança com necessidades educacionais especiais? Ela conseguiu reconhecer e identificar a ficha de seu nome? Tentou fazer a escrita do próprio nome com e sem orientação? As demais crianças avançaram em sua interação com a linguagem escrita?

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