UNIDADE 3- ATIVIDADE 3.6 PROJETO USANDO MÍDIAS DIGITAIS
INTERAÇÃO SOCIAL DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA MEDIADA PELAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ATENDIMENTO INDIVIDUAL - SOFTWARES EDUCACIONAIS)
1-APRESENTAÇÃO Este projeto se refere ao trabalho individualizado que será realizado no decorrer do ano, com alunos com deficiência intelectual e múltipla no Laboratório de Informática Aplicada à Educação Especial da APAE de Ipatinga. E pretende desenvolver reflexões sobre a importância da utilização de softwares educacionais no processo educativo dos mesmos, e sobre os aspectos pelos quais são perceptíveis as mudanças em seus comportamentos com a inserção da informática no processo ensino e aprendizagem.
2-JUSTIFICATIVA O computador desperta o interesse dos alunos com deficiência intelectual e múltipla. O objetivo é fazer um trabalho individualizado, pois permite maior retenção do conhecimento. Portanto, devemos usar este recurso (0 computador) como mais uma importante ferramenta de ensino e aprendizagem. Dando ênfase em softwares educacionais, músicas, vídeos e imagens divertidas, observando é claro, o interesse que cada aluno irá demonstrar no decorrer dos atendimentos.A oportunidade de diferentes formas de interação, reações e contexto também são largamente favorecidos neste projeto.
3-OBJETIVOS
-Proporcionar o uso do computador enquanto ferramenta para recurso áudio-visual e motor de comunicação;
-Utilizar softwares educacionais como apoio ao ensino e aprendizagem de habilidades sociais e emocionais;
-Promover a interação social em ambiente digital de acordo com o interesse de cada aluno;
-Promover a autonomia, auto-estima, respeito.
4-DESENVOLVIMENTO
O Professor deverá organizar um ambiente tranqüilo, onde serão realizados atendimentos individuais numa rotina diária bem estruturada e não extensa.Utilizando o computador como meio de comunicação, dar ênfase em softwares educacionais,músicas, vídeos e imagens divertidas. O professor deverá providenciar além dos softwares, outras atividades como por exemplo colocar imagens em slides no programa Power Point. Iniciar executando as atividades e os comandos do computador de forma assistida. Depois começar colocando o dedo dele, para que ele mesmo possa passar as imagens e ter a noção de como funciona.E proporcionar cada vez mais a interação com o computador, permitindo a acessibilidade ao mesmo. Todo o processo de atendimento acontecerá de forma assistida, isto é, o professor mediando a aprendizagem e dando ajuda física, verbal, gestual, com demonstração e/ou até executando os comandos para que ele apenas olhe para a tela na tentativa de uma maior interação com o meio. Permita que o aluno explore os softwares, instigando sua curiosidade para que um dia ele execute todos ou alguns dos comandos necessários para satisfazer seus desejos. Felicidade, prazer e interesses espontâneos, aliados ao acolhimento do professor, são chaves para a inclusão dos mesmos, que como todo ser humano, precisam de afeto, compreensão e paciência, e um ensino adaptado aos seus interesses e necessidades.
5-RECURSOS Computador, softwares educacionais, CDs, DVDs, Slides
6-AVALIAÇÃO
Para muitos, estimular um aluno usando softwares educacionais, pode parecer muito pouco ou até muito simples ou fácil. Mas , para alunos com deficiência intelectual e múltipla, que ainda não conseguem executar nenhum comando funcional no computador e para seus professores, isto é muito significante, pois é uma forma real e concreta de estabelecer comunicação e interação com o meio. Serão realizadas observações diárias para possíveis adequações nas atividades propostas, de acordo com o desenvolvimento de cada aluno.
quinta-feira, 18 de outubro de 2012
quarta-feira, 17 de outubro de 2012
UNIDADE 4- ATIVIDADE 4.2-COMPARTILHANDO POSSIBILIDADES DE CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS
È certo que a introdução das tecnologias de informação e comunicação na educação trouxe insegurança para muitos professores, que não conhecem e muito menos se interessam pela tecnologia. Nós precisamos entender que as tecnologias estão nas vidas dos jovens e crianças.
Acho que as inovações das TICs na educação revelaram a real necessidade de uma formação continuada dos professores dando mais atenção à questão das tecnologias digitais de informação e comunicação. Esta é a maior e mais significativa contribuição para a nossa prática pedagógica.
Valdalúcia – 10/2012
UNIDADE 4- ATIVIDADE 4.1 CONTEXTUALIZANDO A MUDANÇA
Chegando na reta final do curso Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TICs, vejo que Rubem Alves tem razão quando diz que “ só aprende quem tem fome”.
E é esta “fome” que nós professores devemos ter diante das possibilidades abertas pelas inovações tecnológicas na educação, deixando de sermos os despreparados para lidar com a força comunicacional que as tecnologias nos oferece, para tornarmos cada vez mais preparados para agir neste novo contexto.
Mesmo com todas as dificuldades que tive para conseguir acompanhar as atividades propostas pelo curso, sou privilegiada pela oportunidade de ter adquirido tantos conhecimentos ainda desconhecidos ao longo da minha carreira. Conhecimentos que sem dúvida mudaram meus pensamentos e ações em relação a minha prática pedagógica como: Utilizar com mais freqüência a internet visitando sites, portais, blogs, referentes à educação. Fazendo isto, estarei treinando e aperfeiçoando os conhecimentos adquiridos.
Valdalúcia Teixeira dos Reis – 10/2012
segunda-feira, 15 de outubro de 2012
domingo, 23 de setembro de 2012
ATIVIDADE 3.4 - PLANO DE AULA ENVOLVENDO USO DE MÍDIAS DIGITAIS
ATIVIDADE
3.4 – PLANO DE AULA ENVOLVENDO USO DE MÍDIAS DIGITAIS
TEMA: CONTO –
LENDA DA IARA
NÍVEL DE
ENSINO: ENSINO FUNDAMENTAL EDUCAÇÃO ESPECIAL(APAE)
DURAÇÃO: 1 A 2
AULAS
DISCIPLINAS:
PORTUGUÊS, GEOGRAFIA, ARTES
RECURSOS:
COMPUTADOR(PAINT), PROJETOR MULTIMÍDIA, IMPRESSORA, FILME, LIVRO QUE RETRATE A
LENDA
OBJETIVOS: -
AMPLIAR O REPERTÓRIO DE CONHECIMENTO DE CONTOS TRADICIONAIS
-
RECONTAR O CONTO DA IARA ORALMENTE
-
PRATICAR LINGUAGEM ORAL E A ARTE DE SABER ESCUTAR
-
DESENVOLVER A CRIATIVIDADE E A ARTE DE DESENHAR
ESTRATÉGIAS E RECURSOS DA
AULA
ATIVIDADE – OUVIR E
CONTAR A HISTÓRIA DA LENDA DA IARA
1º
MOMENTO – PROFESSOR ESCOLHE PREVIAMENTE UM LIVRO QUE
RETRATE A LENDA DA IARA, FAZ A LEITURA, TRABALHANDO BEM A LINGUAGEM:
VOCABULÁRIO, ENTONAÇÃO DA VOZ, EXPRESSÕES DE SUSPENSE, ALEGRIA, TRISTEZA ETC.
AO FINAL SOLICITE QUE ALGUNS ALUNOS RECONTEM ORALMENTE A LENDA.
2º
MOMENTO – É INTERESSANTE QUE OS ALUNOS ASSISTAM O
FILME DA LENDA NO PROJETOR MULTIMÍDIA, DEPOIS, O PROFESSOR DEVE OPORTUNIZAR
MOMENTO DE DISCUSSÃO SOBRE O FILME E ESTIMULAR A IMAGINAÇÃO DOS ALUNOS PARAMQUE
POSSAM RECONTAR A LENDA ATRAVÉS DO
DESENHO NO PAINT. DEPOIS, CADA ALUNO IRÁ IMPRIMIR SEU DESENHO, COM AJUDA E
ORIENTAÇÃO DO PROFESSOR PARA SEGUIR OS PASSOS DA IMPRESSÃO. FINALIZAR
SOCIALIZANDO OS DESENHOS COM O GRUPO.
AVALIAÇÃO
VERIFICAR
SE OS ALUNOS:
-
IDENTIFICARAM AS CARACTERÍSTICAS DO CONTO
-
CONSEGUIRAM RECONTAR ORALMENTE O CONTO
-
RECONTARAM ATRAVÉS DO DESENHO USANDO CRIATIVIDADE
-
DESENVOLVERAM A ARTE DE SABER ESCUTAR
Curso
Ensinando e Aprendendo com as Tecnologias das Informações e Comunicações
Valdalúcia Teixeira dos Reis /
2012
sexta-feira, 21 de setembro de 2012
UNIDADE 3- ATIV.3.3 -COMPARTILHAR LINK PESQUISADO
Achei interessante a entrevista sobre vídeos escolares.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=384
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=384
sexta-feira, 31 de agosto de 2012
UNIDADE 3- ATIV.3.2 -NAVEGANDO POR VÍDEOS E OUTRAS MÍDIAS - LINK DA AULA ESCOLHIDA NO PORTAL DO PROFESSOR
ANÁLISE DAS AULAS ESCOLHIDAS NO PORTAL DO PROFESSOR:
AULA 1 - RECICLAGEM:DECOMPOSIÇÃO DO LIXO
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25766
AULA 2- ÓRGÃOS DO SENTIDO: OLFATO
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25777
AULA 3- CUIDANDO DE NOSSOS DENTES
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21555
AULA 4- PROJETO ABRIL LITERÁRIO: "OS TRÊS PORQUINHOS"
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=42803
ANÁLISE:
Percebe-se que as aulas planejadas para uma modalidade de Educação Infantil da escola regular, também poderão ser trabalhadas nas modalidades de ensino especial (APAE), sem se preocupar com muitas adaptações, pois, são aulas que utilizam de recursos, inclusive os de mídias digitais, que também poderão ser utilizados com bons resultados de compreensão e expressão pelos alunos especiais. Se faz necessário respeitar o tempo e nível de aprendizagem de cada aluno.
Valdalúcia Teixeira dos Reis stembro/2012
"PRODUTOS E OBJETOS DO PORTAL DO PROFESSOR"
1-Produção audiovisual.
Conforme o relato da idealizadora deste projeto, a professora de inclusão social Jussani Derussi, "É possível acreditar num fazer pedagógico realizado neste contexto, permitindo ações no cotidiano da educação especial no ensino regular".
http://www.sed.sc.gov.br/educadores/publicacoes/550
2-Experiências criativas e inovadoras já realizadas.
Recursos da Informática X Escola Especial: um Elo para o Desenvolvimento Cognitivo de Deficientes Mentais
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000016226.pdf
3-Apesar da dificuldade para traduzir o projeto, achei muito interessante os programas e adapatações específicas para pessoas com dificuldades motoras.
http://www.xtec.cat/~jlagares/f2kesp.htm
AULA 1 - RECICLAGEM:DECOMPOSIÇÃO DO LIXO
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25766
AULA 2- ÓRGÃOS DO SENTIDO: OLFATO
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25777
AULA 3- CUIDANDO DE NOSSOS DENTES
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21555
AULA 4- PROJETO ABRIL LITERÁRIO: "OS TRÊS PORQUINHOS"
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=42803
ANÁLISE:
Percebe-se que as aulas planejadas para uma modalidade de Educação Infantil da escola regular, também poderão ser trabalhadas nas modalidades de ensino especial (APAE), sem se preocupar com muitas adaptações, pois, são aulas que utilizam de recursos, inclusive os de mídias digitais, que também poderão ser utilizados com bons resultados de compreensão e expressão pelos alunos especiais. Se faz necessário respeitar o tempo e nível de aprendizagem de cada aluno.
Valdalúcia Teixeira dos Reis stembro/2012
Ficha Técnica do Recurso Educacional escolhido – Portal do Professor
Estrutura curricular
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Educação Infantil:Linguagem oral e escrita-Falar e escutar Educação Básica:Ensino Fundamental Inicial:Lingua portuguesa e lingua oral-Valores, normas e atirudes. |
Objetivo
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Despertar nas crianças o interesse em ouvir histórias narradas e, a partir delas instigar a criatividade de imaginação para a construção das mesmas.
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Descrição
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Conto infantil que narra uma história das grandes maravilhas que existem no dia e na noite.
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Observação
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Tempo de duração:00:00:44. Coleção Gato e Rato. Leitura: José Carlos Andrade
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Autores
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França, Mary
França, Eliardo |
Fonte do recurso:
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http://www.plenarinho.gov.br/ |
Origem:
|
Portal do Professor-Conteúdos Multimídia-Recurso Educacional
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Licença:
|
A reprodução do conteúdo do Plenarinho é autorizada, desde que contenha a asssinatura Plenarinho-Câmara dos Deputados |
"PRODUTOS E OBJETOS DO PORTAL DO PROFESSOR"
1-Produção audiovisual.
Conforme o relato da idealizadora deste projeto, a professora de inclusão social Jussani Derussi, "É possível acreditar num fazer pedagógico realizado neste contexto, permitindo ações no cotidiano da educação especial no ensino regular".
http://www.sed.sc.gov.br/educadores/publicacoes/550
2-Experiências criativas e inovadoras já realizadas.
Recursos da Informática X Escola Especial: um Elo para o Desenvolvimento Cognitivo de Deficientes Mentais
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000016226.pdf
3-Apesar da dificuldade para traduzir o projeto, achei muito interessante os programas e adapatações específicas para pessoas com dificuldades motoras.
http://www.xtec.cat/~jlagares/f2kesp.htm
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