quarta-feira, 17 de outubro de 2012
UNIDADE 4- ATIVIDADE 4.2-COMPARTILHANDO POSSIBILIDADES DE CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS
È certo que a introdução das tecnologias de informação e comunicação na educação trouxe insegurança para muitos professores, que não conhecem e muito menos se interessam pela tecnologia. Nós precisamos entender que as tecnologias estão nas vidas dos jovens e crianças.
Acho que as inovações das TICs na educação revelaram a real necessidade de uma formação continuada dos professores dando mais atenção à questão das tecnologias digitais de informação e comunicação. Esta é a maior e mais significativa contribuição para a nossa prática pedagógica.
Valdalúcia – 10/2012
UNIDADE 4- ATIVIDADE 4.1 CONTEXTUALIZANDO A MUDANÇA
Chegando na reta final do curso Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TICs, vejo que Rubem Alves tem razão quando diz que “ só aprende quem tem fome”.
E é esta “fome” que nós professores devemos ter diante das possibilidades abertas pelas inovações tecnológicas na educação, deixando de sermos os despreparados para lidar com a força comunicacional que as tecnologias nos oferece, para tornarmos cada vez mais preparados para agir neste novo contexto.
Mesmo com todas as dificuldades que tive para conseguir acompanhar as atividades propostas pelo curso, sou privilegiada pela oportunidade de ter adquirido tantos conhecimentos ainda desconhecidos ao longo da minha carreira. Conhecimentos que sem dúvida mudaram meus pensamentos e ações em relação a minha prática pedagógica como: Utilizar com mais freqüência a internet visitando sites, portais, blogs, referentes à educação. Fazendo isto, estarei treinando e aperfeiçoando os conhecimentos adquiridos.
Valdalúcia Teixeira dos Reis – 10/2012
segunda-feira, 15 de outubro de 2012
domingo, 23 de setembro de 2012
ATIVIDADE 3.4 - PLANO DE AULA ENVOLVENDO USO DE MÍDIAS DIGITAIS
ATIVIDADE
3.4 – PLANO DE AULA ENVOLVENDO USO DE MÍDIAS DIGITAIS
TEMA: CONTO –
LENDA DA IARA
NÍVEL DE
ENSINO: ENSINO FUNDAMENTAL EDUCAÇÃO ESPECIAL(APAE)
DURAÇÃO: 1 A 2
AULAS
DISCIPLINAS:
PORTUGUÊS, GEOGRAFIA, ARTES
RECURSOS:
COMPUTADOR(PAINT), PROJETOR MULTIMÍDIA, IMPRESSORA, FILME, LIVRO QUE RETRATE A
LENDA
OBJETIVOS: -
AMPLIAR O REPERTÓRIO DE CONHECIMENTO DE CONTOS TRADICIONAIS
-
RECONTAR O CONTO DA IARA ORALMENTE
-
PRATICAR LINGUAGEM ORAL E A ARTE DE SABER ESCUTAR
-
DESENVOLVER A CRIATIVIDADE E A ARTE DE DESENHAR
ESTRATÉGIAS E RECURSOS DA
AULA
ATIVIDADE – OUVIR E
CONTAR A HISTÓRIA DA LENDA DA IARA
1º
MOMENTO – PROFESSOR ESCOLHE PREVIAMENTE UM LIVRO QUE
RETRATE A LENDA DA IARA, FAZ A LEITURA, TRABALHANDO BEM A LINGUAGEM:
VOCABULÁRIO, ENTONAÇÃO DA VOZ, EXPRESSÕES DE SUSPENSE, ALEGRIA, TRISTEZA ETC.
AO FINAL SOLICITE QUE ALGUNS ALUNOS RECONTEM ORALMENTE A LENDA.
2º
MOMENTO – É INTERESSANTE QUE OS ALUNOS ASSISTAM O
FILME DA LENDA NO PROJETOR MULTIMÍDIA, DEPOIS, O PROFESSOR DEVE OPORTUNIZAR
MOMENTO DE DISCUSSÃO SOBRE O FILME E ESTIMULAR A IMAGINAÇÃO DOS ALUNOS PARAMQUE
POSSAM RECONTAR A LENDA ATRAVÉS DO
DESENHO NO PAINT. DEPOIS, CADA ALUNO IRÁ IMPRIMIR SEU DESENHO, COM AJUDA E
ORIENTAÇÃO DO PROFESSOR PARA SEGUIR OS PASSOS DA IMPRESSÃO. FINALIZAR
SOCIALIZANDO OS DESENHOS COM O GRUPO.
AVALIAÇÃO
VERIFICAR
SE OS ALUNOS:
-
IDENTIFICARAM AS CARACTERÍSTICAS DO CONTO
-
CONSEGUIRAM RECONTAR ORALMENTE O CONTO
-
RECONTARAM ATRAVÉS DO DESENHO USANDO CRIATIVIDADE
-
DESENVOLVERAM A ARTE DE SABER ESCUTAR
Curso
Ensinando e Aprendendo com as Tecnologias das Informações e Comunicações
Valdalúcia Teixeira dos Reis /
2012
sexta-feira, 21 de setembro de 2012
UNIDADE 3- ATIV.3.3 -COMPARTILHAR LINK PESQUISADO
Achei interessante a entrevista sobre vídeos escolares.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=384
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=384
sexta-feira, 31 de agosto de 2012
UNIDADE 3- ATIV.3.2 -NAVEGANDO POR VÍDEOS E OUTRAS MÍDIAS - LINK DA AULA ESCOLHIDA NO PORTAL DO PROFESSOR
ANÁLISE DAS AULAS ESCOLHIDAS NO PORTAL DO PROFESSOR:
AULA 1 - RECICLAGEM:DECOMPOSIÇÃO DO LIXO
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25766
AULA 2- ÓRGÃOS DO SENTIDO: OLFATO
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25777
AULA 3- CUIDANDO DE NOSSOS DENTES
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21555
AULA 4- PROJETO ABRIL LITERÁRIO: "OS TRÊS PORQUINHOS"
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=42803
ANÁLISE:
Percebe-se que as aulas planejadas para uma modalidade de Educação Infantil da escola regular, também poderão ser trabalhadas nas modalidades de ensino especial (APAE), sem se preocupar com muitas adaptações, pois, são aulas que utilizam de recursos, inclusive os de mídias digitais, que também poderão ser utilizados com bons resultados de compreensão e expressão pelos alunos especiais. Se faz necessário respeitar o tempo e nível de aprendizagem de cada aluno.
Valdalúcia Teixeira dos Reis stembro/2012
"PRODUTOS E OBJETOS DO PORTAL DO PROFESSOR"
1-Produção audiovisual.
Conforme o relato da idealizadora deste projeto, a professora de inclusão social Jussani Derussi, "É possível acreditar num fazer pedagógico realizado neste contexto, permitindo ações no cotidiano da educação especial no ensino regular".
http://www.sed.sc.gov.br/educadores/publicacoes/550
2-Experiências criativas e inovadoras já realizadas.
Recursos da Informática X Escola Especial: um Elo para o Desenvolvimento Cognitivo de Deficientes Mentais
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000016226.pdf
3-Apesar da dificuldade para traduzir o projeto, achei muito interessante os programas e adapatações específicas para pessoas com dificuldades motoras.
http://www.xtec.cat/~jlagares/f2kesp.htm
AULA 1 - RECICLAGEM:DECOMPOSIÇÃO DO LIXO
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25766
AULA 2- ÓRGÃOS DO SENTIDO: OLFATO
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25777
AULA 3- CUIDANDO DE NOSSOS DENTES
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21555
AULA 4- PROJETO ABRIL LITERÁRIO: "OS TRÊS PORQUINHOS"
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=42803
ANÁLISE:
Percebe-se que as aulas planejadas para uma modalidade de Educação Infantil da escola regular, também poderão ser trabalhadas nas modalidades de ensino especial (APAE), sem se preocupar com muitas adaptações, pois, são aulas que utilizam de recursos, inclusive os de mídias digitais, que também poderão ser utilizados com bons resultados de compreensão e expressão pelos alunos especiais. Se faz necessário respeitar o tempo e nível de aprendizagem de cada aluno.
Valdalúcia Teixeira dos Reis stembro/2012
Ficha Técnica do Recurso Educacional escolhido – Portal do Professor
Estrutura curricular
|
Educação Infantil:Linguagem oral e escrita-Falar e escutar Educação Básica:Ensino Fundamental Inicial:Lingua portuguesa e lingua oral-Valores, normas e atirudes. |
Objetivo
|
Despertar nas crianças o interesse em ouvir histórias narradas e, a partir delas instigar a criatividade de imaginação para a construção das mesmas.
|
Descrição
|
Conto infantil que narra uma história das grandes maravilhas que existem no dia e na noite.
|
Observação
|
Tempo de duração:00:00:44. Coleção Gato e Rato. Leitura: José Carlos Andrade
|
Autores
|
França, Mary
França, Eliardo |
Fonte do recurso:
|
http://www.plenarinho.gov.br/ |
Origem:
|
Portal do Professor-Conteúdos Multimídia-Recurso Educacional
|
Licença:
|
A reprodução do conteúdo do Plenarinho é autorizada, desde que contenha a asssinatura Plenarinho-Câmara dos Deputados |
"PRODUTOS E OBJETOS DO PORTAL DO PROFESSOR"
1-Produção audiovisual.
Conforme o relato da idealizadora deste projeto, a professora de inclusão social Jussani Derussi, "É possível acreditar num fazer pedagógico realizado neste contexto, permitindo ações no cotidiano da educação especial no ensino regular".
http://www.sed.sc.gov.br/educadores/publicacoes/550
2-Experiências criativas e inovadoras já realizadas.
Recursos da Informática X Escola Especial: um Elo para o Desenvolvimento Cognitivo de Deficientes Mentais
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000016226.pdf
3-Apesar da dificuldade para traduzir o projeto, achei muito interessante os programas e adapatações específicas para pessoas com dificuldades motoras.
http://www.xtec.cat/~jlagares/f2kesp.htm
UNIDADE 3 - ATIV.3.1 - ANÁLISE DA ENTREVISTA DO PROFESSOR LUCAS CIAVATTA
Após ter lido a entrevista do professor Lucas Ciavatta e assistido ao vídeo no youtube "Saltos no tempo", onde ele fala sobre como se inspirou e a forma que achou para conduzir e colocar em prática as suas ideias;achei muito interessante a obra musical sincronizada e vejo que de fato os suportes pedagógicos utilizados por ele para produzir esta obra são também os mesmos necessários numa sala de aula, pois, o trabalho colaborativo, a disciplina, a criatividade, a seriedade, a autoconfiança e o querer fazer são componentes essenciais para a realização de qualquer trabalho onde cada indivíduo é importante para o sucesso do grupo.
Relacionando todo este processo com a minha experiência pedagógica no ensino/aprendizagem de alunos com deficiência intelectual e múltipla, concluo que este modelo de aprendizagem colaborativa que o professor Lucas usou na sua obra musical (onde os alunos se interagem permitindo diálogos, ainda que cada um segue trajetos diferentes para um só resultado), também pode ser utilizado para conduzir uma aula como por exemplo uma produção de texto coletivo no computador, onde cada aluno irá contribuir com o que sabe fazer (Alguns gostam de relatar, outros desenhar, outros digitar...), respeitando seus limites e capacidades para a contribuição e enriquecimento do texto.
Percebe-se ainda, na fala e obra do professor Lucas, muito esforço dos alunos para aprender, adquirir autoconfiança e vencer os desafios. Assim como estes, os alunos com deficiência intelectual e múltipla também se esforçam muito para aprender e vencer todos os grandes desafios e obstáculos diante da aprendizagem para a vida.E ainda, também como o professor, na nossa profissão como educador especial, devemos experimentar vários caminhos até acharmos um satisfatório e certamente acreditarmos naquilo que fazemos.
Valdalúcia Teixeira dos Reis setembro/2012
Relacionando todo este processo com a minha experiência pedagógica no ensino/aprendizagem de alunos com deficiência intelectual e múltipla, concluo que este modelo de aprendizagem colaborativa que o professor Lucas usou na sua obra musical (onde os alunos se interagem permitindo diálogos, ainda que cada um segue trajetos diferentes para um só resultado), também pode ser utilizado para conduzir uma aula como por exemplo uma produção de texto coletivo no computador, onde cada aluno irá contribuir com o que sabe fazer (Alguns gostam de relatar, outros desenhar, outros digitar...), respeitando seus limites e capacidades para a contribuição e enriquecimento do texto.
Percebe-se ainda, na fala e obra do professor Lucas, muito esforço dos alunos para aprender, adquirir autoconfiança e vencer os desafios. Assim como estes, os alunos com deficiência intelectual e múltipla também se esforçam muito para aprender e vencer todos os grandes desafios e obstáculos diante da aprendizagem para a vida.E ainda, também como o professor, na nossa profissão como educador especial, devemos experimentar vários caminhos até acharmos um satisfatório e certamente acreditarmos naquilo que fazemos.
Valdalúcia Teixeira dos Reis setembro/2012
Assinar:
Postagens (Atom)