domingo, 23 de setembro de 2012

ATIVIDADE 3.4 - PLANO DE AULA ENVOLVENDO USO DE MÍDIAS DIGITAIS


ATIVIDADE 3.4 – PLANO DE AULA ENVOLVENDO USO DE MÍDIAS DIGITAIS
TEMA: CONTO – LENDA DA IARA
NÍVEL DE ENSINO: ENSINO FUNDAMENTAL EDUCAÇÃO ESPECIAL(APAE)
DURAÇÃO: 1 A 2 AULAS
DISCIPLINAS: PORTUGUÊS, GEOGRAFIA, ARTES
RECURSOS: COMPUTADOR(PAINT), PROJETOR MULTIMÍDIA, IMPRESSORA, FILME, LIVRO QUE RETRATE A LENDA
OBJETIVOS: - AMPLIAR O REPERTÓRIO DE CONHECIMENTO DE CONTOS TRADICIONAIS
- RECONTAR O CONTO DA IARA ORALMENTE
- PRATICAR LINGUAGEM ORAL E A ARTE DE SABER ESCUTAR
- DESENVOLVER A CRIATIVIDADE E A ARTE DE DESENHAR
ESTRATÉGIAS E RECURSOS DA AULA
ATIVIDADE – OUVIR E CONTAR A HISTÓRIA DA LENDA DA IARA
1º MOMENTO – PROFESSOR ESCOLHE PREVIAMENTE UM LIVRO QUE RETRATE A LENDA DA IARA, FAZ A LEITURA, TRABALHANDO BEM A LINGUAGEM: VOCABULÁRIO, ENTONAÇÃO DA VOZ, EXPRESSÕES DE SUSPENSE, ALEGRIA, TRISTEZA ETC. AO FINAL SOLICITE QUE ALGUNS ALUNOS RECONTEM ORALMENTE A LENDA.
2º MOMENTO – É INTERESSANTE QUE OS ALUNOS ASSISTAM O FILME DA LENDA NO PROJETOR MULTIMÍDIA, DEPOIS, O PROFESSOR DEVE OPORTUNIZAR MOMENTO DE DISCUSSÃO SOBRE O FILME E ESTIMULAR A IMAGINAÇÃO DOS ALUNOS PARAMQUE POSSAM RECONTAR A LENDA ATRAVÉS DO DESENHO NO PAINT. DEPOIS, CADA ALUNO IRÁ IMPRIMIR SEU DESENHO, COM AJUDA E ORIENTAÇÃO DO PROFESSOR PARA SEGUIR OS PASSOS DA IMPRESSÃO. FINALIZAR SOCIALIZANDO OS DESENHOS COM O GRUPO.
AVALIAÇÃO
VERIFICAR SE OS ALUNOS:
- IDENTIFICARAM AS CARACTERÍSTICAS DO CONTO
- CONSEGUIRAM RECONTAR ORALMENTE O CONTO
- RECONTARAM ATRAVÉS DO DESENHO USANDO CRIATIVIDADE
- DESENVOLVERAM A ARTE DE SABER ESCUTAR

Curso Ensinando e Aprendendo com as Tecnologias das Informações e Comunicações              
 Valdalúcia Teixeira dos Reis / 2012

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

UNIDADE 3- ATIV.3.2 -NAVEGANDO POR VÍDEOS E OUTRAS MÍDIAS - LINK DA AULA ESCOLHIDA NO PORTAL DO PROFESSOR

ANÁLISE DAS AULAS ESCOLHIDAS NO PORTAL DO PROFESSOR:
AULA 1 - RECICLAGEM:DECOMPOSIÇÃO DO LIXO
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25766

AULA 2- ÓRGÃOS DO SENTIDO: OLFATO
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25777

AULA 3- CUIDANDO DE NOSSOS DENTES
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21555

 AULA 4- PROJETO ABRIL LITERÁRIO: "OS TRÊS PORQUINHOS"
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=42803


 ANÁLISE:
Percebe-se que as aulas planejadas para uma modalidade de Educação Infantil da escola regular, também poderão ser trabalhadas nas modalidades de ensino especial (APAE), sem se preocupar com muitas adaptações, pois, são aulas que utilizam de recursos, inclusive os de mídias digitais, que também poderão ser utilizados com bons resultados de compreensão e expressão pelos alunos especiais. Se faz necessário respeitar o tempo e nível de aprendizagem de cada aluno.
Valdalúcia Teixeira dos Reis       stembro/2012




Ficha Técnica do Recurso Educacional escolhido – Portal do Professor 
Estrutura curricular




Educação Infantil:Linguagem oral e escrita-Falar e escutar
Educação Básica:Ensino Fundamental Inicial:Lingua portuguesa e lingua oral-Valores, normas e atirudes.
Objetivo




Despertar nas crianças o interesse em ouvir histórias narradas e, a partir delas instigar a criatividade de imaginação para a construção das mesmas.
Descrição




Conto infantil que narra uma história das grandes maravilhas que existem no dia e na noite.
Observação




Tempo de duração:00:00:44. Coleção Gato e Rato. Leitura: José Carlos Andrade
Autores



França, Mary
França, Eliardo
Fonte do recurso:



http://www.plenarinho.gov.br/


Origem:




Portal do Professor-Conteúdos Multimídia-Recurso Educacional





Licença:




A reprodução do conteúdo do Plenarinho é autorizada, desde que contenha a asssinatura Plenarinho-Câmara dos Deputados


"PRODUTOS E OBJETOS DO PORTAL DO PROFESSOR"
1-Produção audiovisual.
Conforme o relato da idealizadora deste projeto, a professora de inclusão social Jussani Derussi, "É possível acreditar num fazer pedagógico realizado neste contexto, permitindo ações no cotidiano da educação especial no ensino regular".
http://www.sed.sc.gov.br/educadores/publicacoes/550

2-Experiências criativas e inovadoras já realizadas.
Recursos da Informática X Escola Especial: um Elo para o Desenvolvimento Cognitivo de Deficientes Mentais
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000016226.pdf

3-Apesar da dificuldade para traduzir o projeto, achei muito interessante os programas e adapatações específicas  para pessoas com dificuldades motoras.
http://www.xtec.cat/~jlagares/f2kesp.htm

UNIDADE 3 - ATIV.3.1 - ANÁLISE DA ENTREVISTA DO PROFESSOR LUCAS CIAVATTA

Após ter lido a entrevista do professor Lucas Ciavatta e assistido ao vídeo no youtube "Saltos no tempo", onde ele fala sobre como se inspirou e a forma que achou para conduzir e colocar em prática as suas ideias;achei muito interessante a obra musical sincronizada e vejo que de fato os suportes pedagógicos utilizados por ele para produzir esta obra são também os mesmos necessários numa sala de aula, pois, o trabalho colaborativo, a disciplina, a criatividade, a seriedade, a autoconfiança e o querer fazer são componentes essenciais para a realização de qualquer trabalho onde cada indivíduo é importante para o sucesso do grupo.
Relacionando todo este processo com a minha experiência pedagógica no ensino/aprendizagem de alunos com deficiência intelectual e múltipla, concluo que este modelo de aprendizagem colaborativa que o professor Lucas usou na sua obra musical (onde os alunos se interagem permitindo diálogos, ainda que cada um segue trajetos diferentes para um só resultado), também pode ser utilizado para conduzir uma aula como por exemplo uma produção de texto coletivo no computador, onde cada aluno irá contribuir com o que sabe fazer (Alguns gostam de relatar, outros desenhar, outros digitar...),  respeitando seus limites e capacidades para a contribuição e enriquecimento do texto.
Percebe-se ainda,  na fala e obra do professor Lucas, muito esforço dos alunos para aprender, adquirir autoconfiança e vencer os desafios. Assim como estes, os alunos com deficiência intelectual e múltipla também se esforçam muito para aprender e vencer todos os grandes desafios e obstáculos diante da aprendizagem para a vida.E ainda, também como o professor, na nossa profissão como educador especial, devemos experimentar vários caminhos até acharmos um satisfatório e certamente acreditarmos naquilo que fazemos.

Valdalúcia Teixeira dos Reis  setembro/2012

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Atividade 1.2 Registrando a própria história (Uso de Tecnologias na Prática Pedagógica)

(30/04/2012)
Anotação aluno: USO DE TECNOLOGIAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA Realmente os recursos tecnológicos estão sendo utilizados na prática pedagógica de muitos professores. Percebe-se no vídeo uma grande diversidade e formas variadas do uso dessas tecnologias.Elas estão em várias realidades, desde a educação infantil até jovens e adultos. Deixando bem claro em todas elas a importância do interacionismo, da relação livros, lápis, teclado e biblioteca virtual no cotidiano do aluno; não deixando de lado a forma antiga de ensinar e sim utilizando da importância funcional de todas as fontes de conhecimento.

Listar comentários(1)
May 15 2012 09:18:17:000AM (Adriane Henriques Barros)
Isso mesmo. Toda tecnologia é bem vinda e ela não substitue os outros instrumentos tão importante quanto.

Atividade 1.5 Fichamento (Experiência Didática)


Ativ-5_valdatr
FICHAMENTO – de uma experiência didática com o uso de recursos tecnológicos envolvendo conteúdos curriculares. Ensino Fundamental Inicial /Aula: Valorização do outro/ Autor: Neuza Rodrigues dos Santos
DISCIPLINA –LINGUA PORTUGUESA/ALFABETIZAÇÃO
TECNOLOGIAS

*Microsystem
*Máquina digital
*Data show
CONTEÚDOS

*Linguagem oral: Valores, normas e atitudes
*Papel da interação entre alunos
OPORTUNIDADES DE ENSINO

*Estimular a linguagem oral
*Reconhecer as diferenças e necessidades individuais das pessoas com deficiências
*Valorizar as pessoas independente das condições físicas e psíquicas
*Exercitar atitudes cooperativas
*Respeitar as pessoas.

Na minha prática pedagógica, um dos meus objetivos e talvez o mais importante seja ser o facilitador das inteligências múltiplas dos alunos com deficiências, ajudando-os a conhecer a si mesmos, os seus valores, atitudes, saberes e capacidades para determinado conhecimento.Analisando as estratégias e recursos utilizados nas aulas: com dinâmica, roda de conversa,interpretação oral, apresentação digital, interação em grupo; observa-se a relevância dos mesmos como referência para minha prática pedagógica de forma mais significativa, pois apesar destas estratégias e recursos já fazerem parte das minhas aulas,fico feliz por saber que estou no caminho certo diante das tentativas de acertar na busca de um ensino aprendizagem mais estimulante e eficaz. Por fim, na área de Educação Especial ou de qualquer outra, é importante que o professor trabalhe com oportunidades de ensino significativas e funcionais.
ALUNA: VALDALÚCIA TEIXEIRA DOS REIS

Atividade 8 da Unidade 2 (Atividade 2.7)


Ativ27_valdatr – REGISTRO DIGITAL DA EXPERIÊNCIA PLANEJADA NA ATIVIDADE 2.6 E EXECUTADA NA ATIVIDADE 2.7.

Por ser época das tradicionais festas juninas, planejei uma atividade com este tema para enriquecer o conhecimento dos alunos sobre o assunto e ainda interagi-los com o computador e as facilidades que ele nos oferece. Foi necessário trabalhar o planejamento utilizando 03 aulas que foram ministradas no laboratório de informática da escola e contou com a ajuda do grupo de alunos da turma do núcleo de trabalho emprego e renda (apoio complementar – qualificação profissional ) para conduzir de forma satisfatória este planejamento. Esta turma é composta por 10 alunos que apresentam boa compreensão e expressão nas trocas de conhecimentos, eles já estão na fase final de preparação para o trabalho. Alguns já sabem fazer pesquisas na internet, o que contribuiu muito para o bom andamento do plano.
O grupo demonstrou grande interesse pelo tema e ainda mais, quando souberam que a aula seria realizada no computador utilizando a internet.
Na primeira aula, a participação e interação com o tema e com a máquina aconteceu de forma satisfatória. Percebeu-se grande interesse, interação e participação do grupo com o computador nas tentativas de busca e pesquisa sobre o assunto: discutiam e planejavam o como iriam fazer, escutavam uns aos outros e o aluno que demonstrou ter mais experiência, conduziu a pesquisa, com interferências constantes do professor, ensinando o que eles ainda não sabiam como por exemplo clicar em links, buscando mais informações dentro do próprio texto.
Na segunda aula, também aconteceu grande iteratividade e numa conversa informal falou-se da festa junina realizada na APAE. Cada um teve a oportunidade de falar o que achou, colaborando para a produção de um texto coletivo que foi digitado por um aluno no Microsoft Word e logo após, o mesmo fez a leitura para o grupo.
Este texto foi modificado pela professora, que inseriu alguns links a serem apresentados aos alunos.
Na terceira aula percebeu-se euforia e intensa participação do grupo. A proposta desta aula era fazer uma leitura da produção do texto coletivo, apresentando aos alunos as modificações realizadas no mesmo. O objetivo era proporcionar a eles além do conhecimento de outros recursos que o computador nos oferece (links), momentos de alegria vivenciando através de fotos, texto e filme (links inseridos) um pouco da festa junina realizada na APAE.
 Em todas as aulas a participação foi intensa; com comentários, críticas, sorrisos e curiosidades por parte de todos.

 ANEXOS:
1- PRODUÇÃO DE TEXTO COLETIVO (Digitada por um aluno)

FESTA JUNINA DA APAE

No dia 16/06/2012 aconteceu na APAE a nossa tradicional e grande festa junina.
Contou com a presença da Banda Brasil Excepcional e o Trio Tail que cantaram e alegraram a nossa festa cantando vários tipos de música.
Teve quadrilha e várias comidas típicas. Um aluno tocou berrante para iniciar a quadrilha. Tinha também pescaria, pula-pula, bingo, leilão, cantinho da foto com ornamentação caipira.
Tivemos vários visitantes que admiraram a quadrilha e todo o nosso evento.
A escola estava bonita e toda iluminada e o povo ficava encantado com tantas maravilhas.
Contamos com a presença de várias famílias apaeanas que também se divertiram e contribuíram para o nosso sucesso.
A festa acabou de forma alegre e divertida.

2- FOTOS DAS AULAS:

                                                                                     

3- DEPOIMENTOS DOS ALUNOS: (digitados por alguns alunos)

 “Gostei muito das aulas, foram diferentes e divertidas.” (Aluno 1)
“Foi legal, pois a aula foi na internet.” (Aluno 2)
“Todos os professores deveriam dar aulas assim, é mais divertido.” (Aluno 3)
“Gostei de aprender fazendo pesquisa na internet, ainda não sei pesquisar no computador, mas vou aprender.” (Aluno 4)
“As fotos da festa junina ficaram muito bonitas.” (Aluno 5)
“As aulas foram muito boas, adquirimos muitos conhecimentos, habilidades, atitudes, sabedoria, inteligência e aprendemos trabalhar na Internet com a professora Valda da APAE.” (Aluno 6)
“Na internet nós aprendemos como usar a Internet como meio de comunicação, conhecimentos para os alunos da APAE, e pesquisa de trabalho de escola.” (aluna 7)


 
VALDALUCIA TEIXEIRA DOS REIS